Yoga

O yoga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas originárias da índia.

Considerada uma disciplina espiritual, contribui para o equilíbrio entre corpo e mente, tendo como principal objetivo a auto-realização e um estado mais elevado de consciência.

No Yoga, o corpo é visto como a manifestação externa da mente, e esta pode ser influenciada pela alteração da postura corporal.

É composta por três componentes: AsanasPranayamaMeditação.

Asanas

Os asanas estão relacionados com as posturas, e um facto que muitas vezes as posturas dizem respeito aos nossos sentimentos, e nesta prática de yoga as posturas são trabalhadas de forma a fortalecerem, purificarem e equilibrem esta filosofia como por exemplo o sistema circulatório, endocrino e nervoso. Por exemplo, nas aulas de yoga as postura invertidas, fazem alterar o nosso fluxo sanguíneo, aumentando assim os níveis de oxigénio no cérebro e consequentemente a produção de certos neurotransmissores que contribuem para uma sensação de maior bem-estar.

Pranayama

Consiste no desenvolvimento da consciência da respiração e a sua regulação. Desta forma a prática desta componente do yoga permite ajudar na respiração calma e controlada que beneficia na oxigenação do sangue, diminuindo os níveis de stress, ansiedade e insonias.

Meditação

Na meditação a sua maior vantagem é a contribuição para uma maior conexão entre o corpo e a mente, através de posições que canalizam a energia com o objectivo de preparar o corpo para a meditação.

Considerado um estilo de vida e a forma como vemos o mundo, inserimos o Yoga nas nossas actividades da Casa das Artes e Ofícios, permitindo explorar tudo o que está relacionado, influenciando e fazendo parte da nossa realidade.

Veja os melhores horários e os professores para a sua prática de yoga.

Horários:

Prof. Filipa Afonso
2ª Feira19h00 - 20h15
4ª Feira19h00 - 20h15

Hatha e Vinyasa Yoga

Nestas aulas o praticante é desafiado a parar, conectar e escutar o movimento interno. Durante a prática será conduzido através de uma combinação de sequências dinâmicas e de permanência, e práticas de respiração, contemplação e meditação.

O praticante é convidado também a seguir o movimento intuitivo do corpo, refletir sobre o estado da sua mente e conectar com a sua dimensão emocional e espiritual.

Prof. Tiago Botelho
3ª Feira07h30 - 8h45 | 09h45 - 11h00
4ª Feira09h00 - 10h15
5ª Feira07h30 - 8h45 | 09h45 - 11h00
6ª Feira09h00 - 10h15

A base das aulas é o Hatha Yoga tradicional, onde podemos no entanto encontrar influências de diferentes tradições, como o Iyengar yoga, quando nos focamos mais em ajustes e alinhamentos, ou no Vinyasa yoga quando utilizamos a respiração como guia da nossa prática.

A prática pode por isso combinar sequências lentas e suaves, com outras mais dinâmicas e exigentes. Não há uma prática igual à outra. 


A nossa equipa

Tiago Botelho

Tiago Botelho

Professor
Filipa Afonso

Filipa Afonso

Professor

Subscreve-te

Subscreve-te em Yoga