Concerto David Pessoa

Concerto David Pessoa

Concerto David Pessoa

Descrição:

Sábado dia 25 de Julho às 19h temos o concerto de David Pessoa na Casa das Artes e Ofícios, um músico, compositor, canta-autor.

Desde tenra idade David Pessoa foi exposto a uma grande mescla cultural. Músico, compositor, canta-autor.

As farras e jantaradas caseiras em família, onde se ouvia fado misturado com morna e marchas populares com coladera. Pode dizer-se que, no fundo, cresceu numa família de alma fadista com influência de cabo-verde.

Apresentado à música pela guitarra portuguesa tocada pelo Pai Transmontano, da Mãe cedo aprende o Cante Alentejano.

Criado com Cabo-Verdeanos desde cedo tomou conhecimento e gosto pela cultura e principalmente pela música de Cabo Verde.

Quando desembarca na costa Este dos Estados Unidos começa a definir a sua identidade musical. Nos bares de música ao vivo da região onde viveu, absorve as sonoridades de raiz Afro-Americana e aprende a sua linguagem. Entrava á socapa em bares de praia, onde absorvia toda a musica que podia.

O Southern Rock agitado, o Blues preguiçoso de final de noite, a Sweet Soul Music das tardes solarengas.

Paixão imediata, com os mesmos amigos começa a tocar em bandas locais e a escrever os primeiros temas, misturando as sonoridades novas que ouvia de Bruce Springsteen ou Otis Redding, com os discos de Rui Veloso e Zeca Afonso que o pai tinha em casa.

Já no seu País de origem escolhe a arquitectura como profissão sempre conciliando com o que lhe dá mais prazer, integrou vários projectos de originais onde desenvolve e apura a escrita e com os Manifestos pisou os maiores palcos nacionais.

Edita em 2010 sob o nome Marrokan o disco “Glorious to Link us” onde explora as raízes do reggae e as mistura com algumas das suas influências do norte de África, desse projecto desataca-se o tema “Spirits of Jah” com a participação do artista alemão Gentleman com quem toca nos maiores festivais nacionais.

Assumindo-se cada vez mais como canta-autor David Pessoa edita o primeiro disco a solo “Fazer-me à Sorte”.

Este disco surge da necessidade de se encontrar com as suas raízes e ir à procura da sua identidade.

Com este trabalho, David tocou de Norte a Sul do País dando-se a conhecer em nome próprio.

Em 2016, integra o colectivo de referência Cais Sodré Funk Connection, como guitarrista onde explora uma das suas paixões musicais, o Funk e a Soul.

É nos Fogo-Fogo como cantor e instrumentista que encontra o espaço para mostrar e explorar mais a fundo a sua identidade artística e a sua influente música de Cabo Verde, nomeadamente o funaná.

Os concertos explosivos e irresistíveis dos Fogo-Fogo levaram-nos a pisar os mais importantes palcos do País com a Europa à vista! Juntamente com Francisco Rebelo (compositor) e Márcio Silva (letrista), também eles membros dos Fogo-Fogo, David Pessoa é finalista da última edição do Festival RTP da Canção.