Concerto Emílio Robalo e Zeca Neves

  • Inicio
  • Concerto Emílio Robalo e Zeca Neves

Concerto Emílio Robalo e Zeca Neves

Concerto Emílio Robalo e Zeca Neves

Descrição:

Mais um concerto na Casa das Artes e Ofícios em parceria com o Clube de Jazz de Cascais, desta vez com o dueto Emílio Robalo e Zeca Neves com Piano e Contrabaixo.

Emílio Robalo, considerado por seus pares como “o pianista dos pianistas”, é um dos mais prestigiados músicos  de Jazz portugueses e no dia 3 de Julho, pelas 21H30 junta-se ao seu companheiro de mais longa data, ao grande contrabaixista Zeca Neves para um memorável concerto no CASCAIS JAZZ CLUB.

Nunca se tendo interessado por Fama ou Marketing, Emílio Robalo é encarado como Mestre entre os colegas, socialmente reservado, é ao piano que exprime todo o seu Swing e Emoção.

Possuidor de um vasto curriculum, nasceu em Lisboa e sempre se sentiu atraído pela musica Afro-Americana.

Participou com o grupo Araripa nos Festivais de Jazz de Cascais em 1975 e 1976 e gravou discos com Fernando Girão e Carlos Mendes. Residiu em Espanha 4 anos, onde gravou e tocou ao vivo com grandes nomes internacionais.

Zeca Neves iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Lisboa onde estudou contrabaixo com Armando Crespim durante 3 anos, tendo depois começado os estudos de Jazz na escola do Hot-club onde teve a oportunidade de trabalhar com músicos como Mike Ross, Tony Faulkner, Don Rendel, Michael Garrick, Chuck Israels ou Kent Carter. Tem ao longo dos anos participado em vários Workshops, nomeadamente com Red Mitchel, John Abercrombie, Hal Galper – Reggie Workman, Ed Neumeister, e Rufus Reid.

Em 1980 tornou-se músico profissional, tendo no entanto antes disso , e, com colegas alunos do “Hot – Club” formado diversos grupos, um dos quais ”Quinteto de Pedro Mestre” participou em vários concertos por todo o país, dos quais são de destacar o Festival Internacional de Jazz de Cascais e o Festival Internacional de Jazz de Faro nos anos 78 e 79.

Tem desde então, desenvolvido intensa e diversificada actividade musical, e tocado com inúmeros músicos nacionais e estrangeiros, nos mais variados contextos como Concertos, Espectáculos Musicais, Teatro , Cinema, Cinema de Animação, Televisão, Gravação e Produção de discos, etc…

Nesta vertente musical, o Jazz, tem desenvolvido também grande actividade, sendo de destacar a sua participação no “Quarteto e Quinteto C.D” de professores do Hot-Club, com os quais fez muitos concertos, e, também Workshops em várias cidades por todo o país, na Orquestra de Jazz de Lisboa e um grande leque de outras formações tanto instrumentais, com músicos como Tomás Pimentel, Jorge Reis, Claus Niemark, Peter Dahll, Júlio Resende, Mário Delgado, Nuno Ferreira, Paula Sousa, Zé Menezes, Desidério Lázaro, Emílio Robalo, bem como acompanhando vocalistas, nomeadamente Paula Oliveira , Maria Anadon, Maria Viana, Maria Emaus, Ana Nagy, etc.

O “Quarteto de Zeca Neves” tem sido recentemente o seu principal projecto musical, mantendo contudo a sua actividade como professor, e como free-lancer, com os mais variados músicos e nos mais diversos contextos.