Concerto de Jazz com Márcio Dhiniz e Luiz António Gomes

  • Inicio
  • Concerto de Jazz com Márcio Dhiniz e Luiz António Gomes

Concerto de Jazz com Márcio Dhiniz e Luiz António Gomes

Concerto de Jazz com Márcio Dhiniz e Luiz António Gomes

Descrição:

Influência de ritmos Brasileiros no Jazz

Luiz Antonio Gomes pianista, arranjador, professor, produtor e director musical luso-brasileiro.

Nascido no Rio de Janeiro, iniciou seus estudos de piano clássico aos seis anos de idade, com professores da Escola Nacional de Música e Conservatório Nacional de Música (Rio de Janeiro).

Despertado seu interesse por música popular, ingressou na Escola de Música Villa Lobos, onde começou os estudos de harmonia funcional e improvisação com o saxofonista Paulo Moura.

Deu continuidade aos estudos com o pianista tunisino Sérgio Scollo.

Em 1980 viajou para Portugal para tocar com Chico Buarque de Holanda, MPB-4 e Edu Lobo na Festa do Avante. Apaixonou-se pela terra, onde já tinha família e nasceu ai o desejo de um dia viver em Portugal.


Em 1981, viajou com Chico Buarque e MPB-4 para Cuba, para tocar no Festival Varadero 81, onde também tocou com João Bosco, Nara Leão, Carlinhos Vergueiro, Olívia Byington, João do Vale, Sérgio Ricardo e Kleiton & Kledir.

Em Havana, atuou em concertos com Pablo Milanês, Silvio Rodrigues e Lilia Vera.

No regresso ao Brasil foi convidado para tocar com Marisa Monte e conheceu o guitarrista e também produtor musical Robertinho de Recife.

Gravaram vários cds, todos premiados pelas vendas. Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Cássia Eller, Xuxa, Sandy & Junior, Mara Maravilha, Angélica, Cid Guerreiro, Nelson Gonçalves, Raimundo Fagner, Margareth Meneses, Zeca Pagodinho entre tantos outros…

Sempre dedicado em compartilhar seus conhecimentos dos estudos de piano, dava aulas particulares onde formou pianistas como David Feldman, Hamleto Stamato e Luiz Hiroshi Mizutani, que tocam com artistas no Brasil.

Em 1986 ingressou na Musiarte, importante escola de música no Rio de Janeiro que na altura tinha parceria com o Musicians Institute de Los Angeles.


Em 1987, depois de trabalhar também com jingles, gravou seu disco intitulado “Macumba”,  uma pesquisa sobre ritmos afro-brasileiros, onde unia os cantos à música de improviso. Dado o prestígio conseguido junto à crítica, este disco projectou a carreira de Luiz Antonio Gomes, logo requisitado para shows, discos, jingles e também para gravações em televisão.

Foi chamado para outros projectos, como a direção musical e regência dos shows de Raimundo Fagner, direcção musical no Rock In Rio para Zé Ramalho & Elba Ramalho e a produção do CD comemorativo de 20 anos do grupo vocal Boca Livre, com a participação de Milton Nascimento, Djavan, Gal Costa, Moska, Frejat, Sergio Dias, Ricardo Silveira, Beto Guedes, Toninho Horta e Erasmo Carlos.

Gravou o CD Hoje e Amanhã de Geraldo Azevedo em Los Angeles com Alphonso Johnson e Alex Acuña.

Luiz Antonio Gomes foi também o responsável por projetos como o comercial da Copa do Mundo da França, onde, na ocasião, além da elaboração do arranjo, uniu a voz de Carmem Miranda (original) à voz de Elba Ramalho.

Atuou como maestro da cantora Elba Ramalho, como director musical do seu DVD “Elba ao Vivo”.

Formou a trio instrumental Banana-mix com Humphry Scott e Camilo Mariano com o qual lançaram o cd intitulado Banana-mix project 1.

Decidido a morar em Portugal, o que era já um projecto antigo, conheceu o baterista Márcio Dhiniz e formaram o BR Duo Jazz. 

O sucesso da mistura Jazz com ritmos brasileiros levou o duo para tocar não só em palcos portugueses como também ao Japão onde além de tocarem com a cantora baiana Carla Visi (com quem atuam também atualmente).

A Alemanha e Itália seriam os próximos palcos do BR Duo Jazz não fosse a pandemia…

Com CD/DVD marcado para gravação em Novembro de 2020, o duo continua fazendo seus concertos presenciais e online onde divulgam o cd LUMA, lançado em 2018.


No momento, Luiz Antonio Gomes está produzindo 3 cds e acaba de gravar um single para a cantora espanhola Elena Tovar.

Tocar, produzir, ensinar e viver…